Por que pintar um prédio?
Está precisando pintar um prédio ?
O sonho de comprar o primeiro imóvel faz parte do nosso imaginário. Quando chega o momento tão esperado, começam as buscas por casas e apartamentos que se encaixam nos padrões econômicos.
Um dos detalhes que fisgam a atenção logo de cara são as fachadas, que servem como cartão de visitas e contam uma história sobre o patrimônio. Prédios com tinta descascando, placas de cimento soltas e fachada deteriorada dificilmente se destacam durante as buscas.
Essa é a importância de manter o cronograma de pintura predial em dia: valorização patrimonial. O edifício pode ser simples, mas se estiver bem preservado e com a pintura bem-feita, atrairá novos condôminos.
Indo além das funções estéticas, porém, leis e normas regem a obrigatoriedade de manter a pintura em dia, pelo menos a cada cinco anos. É inevitável. Quando esse prazo está para vencer, uma série de planejamentos precisam ser observados, tanto administrativos quanto financeiros.
Portanto, continue lendo esse artigo e entenda a importância de realizar a pintura predial.
Pintura predial – por que é importante?
Os moradores sentem prazer em dividir o valor da conta de condomínio quando o edifício se encontra em perfeito estado de conservação. A pintura impermeabiliza a estrutura do local, isolando a umidade e prevenindo infiltrações. Ou seja, zelar pelo cronograma correto de pintura predial vai muito além da função estética.
Mas de quem é a responsabilidade de pagar por esse serviço?
Quando se trata de áreas mais abrangentes, de uso coletivo, o pagamento deve ser feito através do valor condominial e cabe ao administrador do condomínio realizar orçamentos e fazer pesquisas quanto ao melhor custo-benefício das empresas contratadas.
Existem inúmeros motivos para realizar a pintura do prédio e esses podem ser discutidos em reunião para aprovação do orçamento de execução da obra. Conheça alguns deles:
- Valorização patrimonial
A fachada de uma propriedade é como se fosse o RG imobiliário. Ela conta uma história sobre o prédio e é o cartão de visitas do condomínio. Durante a construção de um prédio novo, a fachada fica linda, com sua pintura nova e tudo em seu devido lugar. Com o tempo, porém, manifestações patológicas acabam deteriorando a fachada e ela precisa ser repintada, para que o problema não piore.
A preservação da fachada demonstra zelo e cuidado dos moradores, síndicos e administradores do edifício.
- Transmite segurança
Assim como a forma de se vestir diz muito sobre a pessoa, a fachada de um imóvel também é capaz de passar uma mensagem sobre o local. Bairros cheios de prédios pichados ou com fachadas descuidadas passam a impressão de que a região não é segura.
Isso atrai um perfil específico de pessoas, que trazem problemas para outros condôminos, já que a mensagem passada é de um ambiente desvalorizado e de pouca credibilidade. O contrário também é verdade: uma fachada bem cuidada e um prédio limpo e bem pintado passa confiança e gera credibilidade para visitantes e moradores.
- Conservação estrutural
Ações climáticas tais como: água, chuva, vento e maresia podem causar problemas estruturais no edifício. A reforma predial visa sanar esses problemas antes mesmo de começarem a aparecer, já que infiltrações e descolamento de pastilhas podem ser resolvidos durante as etapas da pintura.
O uso de impermeabilizantes e manutenção no revestimento pode conservar paredes e tratar das fachadas por muito mais tempo, evitando problemas posteriores.
- Cumprimento de lei
Em São Paulo, a lei municipal 10.518/88 obriga prédios (comerciais e residenciais) a lavar ou pintar as fachadas a cada cinco anos.
O não cumprimento dessa lei pode gerar multas e penalidades para o condomínio, que recebe o prazo de 15 dias para realizar o reparo.
- Deixa uma boa primeira impressão
Já ouviu aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Ele se aplica bem nesse caso. Causar uma boa impressão para visitantes é um bom portfólio para atrair possíveis compradores ou locatários.
Fachadas com pichações, mofos e paredes descascando pode causar má-impressão para as pessoas que passam em frente ao edifício, colocando em xeque a administração local.
- Excelente custo/benefício
O valor investido na pintura do imóvel volta para os proprietários em forma de valorização do bem. O valor de venda no mercado aumenta consideravelmente e é muito comum apartamentos com uma bela fachada serem vendidos ou alugados mais rapidamente.
Esses são os principais motivos para a restauração ou manutenção da fachada através da pintura predial. Além de passar credibilidade e segurança, a fachada do imóvel reflete a personalidade dos moradores e da gestão de condomínio.
É recomendado também realizar a lavagem completa do edifício a cada dois ou três anos, para remover sujidades e aproveitar a saudabilidade da tinta.
Como saber se chegou a hora da repintura
A manutenção preventiva do edifício é indispensável para evitar deterioração patrimonial. Danos graves como fissuras profundas ou quedas de placas cimentícias demoram mais tempo para serem reparados e o custo é bem maior do que se a manutenção for feita seguindo um cronograma correto de prevenção.
Veja alguns fatores que indicam que o prédio está precisando de restauração:
- Desgaste na tinta
A ação do clima pode ser implacável com a pintura. Com o passar do tempo, a tinta aplicada começa a desbotar e apresentar um aspecto desleixado ao condomínio, o que desprestigia a obra.
Para que o condomínio não perca a sua identidade e a fachada ainda apresente a intensidade da cartela de cores original votada em assembleia, é necessário realizar a repintura mesmo antes do prazo de vencimento estipulado por lei – 05 anos após a pintura anterior.
- Sinais de umidade
Tintas de má qualidade ou até mesmo manifestações naturais do tempo podem fazer com que a pintura crie bolhas e acabe trincando. Quando isso acontece, o caso passa de uma mera preocupação estética para o prejuízo na estrutura predial, já que pode causar vazamentos e infiltrações.
Todo o trabalho de isolamento e impermeabilização podem ser perdidos se os sinais de umidade forem ignorados e a repintura não for realizada.
- Bolor ou presença de fungos
Os microrganismos conhecidos como fungos estão associados diretamente à umidade das paredes. Vazamentos e rachaduras podem contribuir para o aumento do problema, o que colabora para a nutrição direta do mofo.
Nesse caso, a falta de monitoramento e correção das imperfeições pode resultar em doenças sérias para os condôminos, tais como: rinite alérgica, sinusite fúngica, asma, pneumonia, micose bronco pulmonar alérgica e muitas outras. Além dessas patologias, as pessoas expostas ao mofo podem apresentar sintomas psiquiátricos como ansiedade, falta de concentração, depressão, insônia entre outros.
A pintura atua como capa protetora contra esses microrganismos. Se a proteção deixou de existir, significa que é hora de realizar a manutenção.
- Fissuras e trincas
As fissuras em prédios podem ter diversas causas diferentes. Elas podem ser resultantes da movimentação natural da edificação, ações do tempo, descumprimento das normas de construção, qualidade da tinta anterior e outros.
Se o prédio está apresentando trincas e fissuras, significa que está precisando de reparos, antes que o problema se agrave.
Dar atenção para a repintura do edifício é sinal de preocupação com o bem-estar dos moradores e impacta diretamente na forma como a gestão administrativa do prédio é encarada, tanto pelos condôminos quanto por visitantes.
Como saber se é hora de repintar ou lavar?
Alguns fatores indicam se o prédio precisa ser lavado ou repintado: localização do edifício, fatores climáticos, maresia, entre outros. Com olhos críticos, é fácil identificar a diferença entre sujeira e problemas estruturais.
Por exemplo, prédios em grandes centros urbanos, com tráfego intenso de veículos e movimento contínuo de passantes pode apresentar fuligem. A limpeza nesse caso é mais apropriada, já que se trata de sujidade.
Analisando a estrutura do prédio, um profissional habilidoso conseguirá notar problemas como os mencionados acima: bolor, rachaduras, eflorescência e outros que uma simples lavagem não irá solucionar. Nesse caso, a repintura é a melhor forma de sanar problemas estruturais.
Cuidados ao pintar fachada de condomínio
O Novo Código Civil impede qualquer mudança estrutural sem aprovação da assembleia. Mudanças como:
- Pinturas,
- União de varandas ou cômodos adjacentes através da quebra de paredes,
- Alteração do padrão de janelas e portas,
- Instalação de ar-condicionado na fachada do condomínio,
- Entre outras, não devem ser feitas sem aprovação de todos os moradores.
É preciso considerar o padrão estético do condomínio conforme o manual descritivo do prédio. Portanto, qualquer serviço de repintura ou lavagem, também precisam passar pelo crivo dos moradores.
Quando se trata apenas da pintura predial, o serviço é considerado apenas como manutenção e para ser aprovado, é necessário o quórum normal e maioria simples. Na maioria dos condomínios o padrão adotado nas convenções é o de 50% de quórum e para a segunda chamada, aprovação por maioria, independentemente do número de participantes na reunião.
A repintura da fachada de um prédio ou condomínio é inevitável e com o passar do tempo, torna-se cada vez mais evidente esse fato. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, quando o processo burocrático mencionado acima já passou por aprovação.
Dentre as principais dicas para renovar o aspecto visual dos prédios, os cuidados que envolvem manutenção estrutural incluem:
- Melhor época do ano
O outono traz um clima ameno e seco, sendo a época ideal para realizar a pintura predial. Os meses que abarcam o inverno e a primavera são seguidos por chuvas intensas, o que atrasa a secagem da tinta e pode resultar em perda de recursos e tempo.
Os meses entre abril e novembro são considerados períodos de maior estiagem e consequentemente devem ser considerados durante o planejamento da pintura.
- Lavagem
Lavar a fachada com técnicas especiais de hidrojateamento é essencial antes da pintura. Através de jatos de água de alta pressão, toda a sujeira é removida e quaisquer fissuras acabam sendo expostas.
A superfície que receberá a aplicação da tinta precisa estar uniforme e livre de microrganismos, fissuras ou trincas.
- Cartela de cores
Escolher a tinta correta, previamente definida em reunião extraordinária e votada em assembleia, envolve se atentar também até mesmo em pequenas diferenças de tonalidade. As tintas à base de látex são as mais recomendadas para áreas externas e dignificam o projeto.
A pessoa responsável pela compra das tintas precisa pesquisar suas propriedades de permeabilidade e absorção, e só então comprar a tinta dando primazia a qualidade.
- Riscos e segurança da obra
O trabalho de pintura predial envolve riscos graves. Portanto, deve ser realizado por profissionais treinados para trabalho em alturas. Cada trabalhador envolvido no projeto precisa utilizar os equipamentos de segurança individual e respeitar as normas de segurança estabelecidas pela NR35.
Alguns equipamentos que precisam ser utilizados durante a pintura predial: protetores auriculares, abafadores, viseiras, máscaras de proteção e filtros de ar, óculos de proteção, cordas e cintos de segurança, botinas, capacetes e luvas protetoras.
Como contratar um bom serviço de pintura predial
Como o serviço de pintura predial não é um trabalho de orçamento baixo, o administrador do condomínio ou síndico precisa averiguar com cuidado quais empresas estão disponíveis no mercado e quais atendem as exigências do trabalho, respeitando as normas vigentes e realizando um projeto de qualidade.
Realizar uma busca do histórico de trabalhos desenvolvidos é uma boa maneira de saber se os projetos são realizados com primor ou se serviços anteriores descredibilizam a contratada.
Com o advento da internet, ficou cada vez mais fácil alcançar clientes antigos, descobrir descontentamentos anteriores e saber qual é a reputação da empresa que prestará os serviços.
Existe um site na internet que reúne as principais reclamações de prestadoras de serviços. O Reclame Aqui é a maior plataforma de solução de conflitos da América Latina e é muito mais do que um site de reclamações: é uma plataforma que traz transparência entre consumidores e fornecedores.
A Solar Pinturas já executou mais de 500 projetos de manutenção de fachadas e não recebeu nem sequer uma reclamação do site Reclame Aqui. Somos especialistas em serviços em altura e trabalhamos com a máxima transparência e qualidade em nossos projetos.
Se você está procurando uma empresa em São Paulo de pintura predial, saiba que somos peritos no quesito “satisfação de clientes”. Solicite um orçamento conosco sem compromisso. Teremos prazer em atender sua solicitação.
Deixe um comentário