Qual a importância da pintura predial?
Pintura predial e sua importância.
Há quem diga que a pintura predial serve apenas para decorar ambientes, mas a verdade é que esse assunto é muito mais complexo e seu objetivo bem mais profundo. Além de servir como decoração e exercer um papel fundamental para a beleza do edifício, essa operação é necessária para proteger a estrutura patrimonial, higienizar os ambientes, controlar a luminosidade do prédio e isolar sua superfície.
Além de todos esses benefícios, as cores em pinturas são utilizadas para influir diretamente na psicologia das pessoas. Existem até estudos baseados na psicologia das cores. A pintura predial também protege a saúde dos condôminos, já que elimina qualquer risco à segurança em caso de desplacamento ou doenças causadas por fungos e microrganismos instalados em paredes emboloradas.
Engana-se quem pensa que a pintura de uma fachada envolve apenas passar tinta na parede externa do prédio. Confira no artigo abaixo a real importância da pintura predial e quais são os cuidados que devem ser considerados ao fechar um contrato desse porte.
Qual é a real importância da manutenção preventiva de fachadas
A aparência externa de um prédio pode ser avaliada na hora da compra ou aluguel de um imóvel. Paredes sujas, descascadas, mofadas ou trincadas passam uma mensagem de desmazelo e descuido.
Conservar a fachada atrai possíveis compradores e locatários e melhora a imagem do condomínio. Mas como foi mencionado anteriormente, a pintura predial não é reduzida apenas ao aspecto visual do patrimônio. A pintura serve para impermeabilizar a estrutura, protegendo a integridade física dos moradores e evitando acidentes graves como o descolamento de partes da fachada e eventual queda de concreto.
A ação do tempo interfere diretamente na superfície das paredes, causando problemas como: trincas, fissuras, infiltrações, umidade, entre outros. A manutenção preventiva da fachada impede que esses problemas patológicos se agravem ainda mais, comprometendo a estrutura do prédio.
Veja alguns benefícios de realizar a manutenção preventiva:
- Segurança
A segurança dos condôminos depende em grande parte da manutenção preventiva. Um prédio malconservado pode acabar afetando diretamente a segurança dos moradores. Por exemplo: imagine se as placas de revestimentos começam a se soltar por falta de manutenção!
Se isso acontecer quando alguém estiver passando, consegue imaginar o tamanho da responsabilidade que o síndico ou a administradora do prédio tem por deixar que a estrutura chegue nesse ponto de deterioração? A vítima pode até mesmo entrar com um processo judicial pedindo indenização contra a administração, causando grande mal-estar para todos os envolvidos e prejuízos sérios para os responsáveis.
- Saúde
Ambientes infestados pelo fungo Aspergillus fumigatus, patógeno causador do mofo, fazem muito mal à saúde. Quando esses fungos formam colônias, as paredes assumem o aspecto esverdeado, acinzentado ou escuro característicos do bolor. Durante o processo de reprodução, esses microrganismos soltam esporos, que acabam sendo inalados pelos moradores. O resultado? Problemas respiratórios, alergias, dermatites e até mesmo pneumonia.
Deixar a manutenção preventiva de lado pode causar graves problemas à saúde dos moradores e isso indica má administração do prédio.
- Preservação e conservação patrimonial
Fissuras, bolhas, trincas, desplacamentos e outros problemas estruturais estão intimamente ligados com a falta de pintura predial. O descaso pode ter consequências mais graves, comprometendo a estrutura do imóvel.
Como as paredes gritam por socorro, é fácil perceber quando o cronograma de pintura foi desconsiderado: Alguns elementos que indicam que o momento da pintura foi negligenciado: infiltração de água através de fissuras e/ou trincas, bolhas nas paredes, descascamento, pulverulência da tinta, depreciação, falha na impermeabilização, eflorescência e descoloração são apenas alguns desses sinais.
- Multas e penalidades
A cidade de São Paulo tem leis e normas que obrigam os condomínios a realizarem a manutenção predial a cada cinco anos. A Lei nº 10.518/88 foi criada com o objetivo de promover a harmonização visual e estética dos bairros, além de servir como lembrete do cuidado e atenção que o condomínio deve ter com a estrutura patrimonial.
O descumprimento dessa lei pode gerar penalidades e multas, causando prejuízo financeiro para os moradores.
Existem muitos motivos para realizar a manutenção preventiva através da pintura predial e para que o resultado seja realmente satisfatório, é importante contratar uma empresa com profissionais bem treinados e habilidosos, aptos para realizarem serviços desse porte.
A importância de contratar um bom serviço de pintura predial
Já esclarecemos até aqui a importância da manutenção predial e o quanto ela modifica o cartão de visitas do edifício. Para executar esse serviço, porém, é preciso pensar em uma série de normas importantes, que se forem desconsideradas podem trazer consequências graves para o condomínio.
As normas que regem os serviços em alturas são chamadas de NR’S (Normas Regulamentadoras) e elas são essenciais para a segurança dos profissionais que executarão o serviço e também para a segurança dos condôminos e visitantes.
Quais são essas normas?
- NR-6
Essa norma regulamentadora esclarece quais são os equipamentos de segurança que devem ser utilizados por operários no ambiente de trabalho. Dentre os principais EPI’S para a execução de pintura predial estão: óculos de proteção e viseiras, cordas e cintos de segurança, cinturões, botinas e calçados de segurança, luvas de proteção, protetores auriculares e abafadores, mangotes, máscaras de proteção e filtros de ar, capacetes.
- NR-18
Essa norma estabelece as regras de origem administrativa, como planejamento, organização e implementação de medidas de segurança na Construção Civil.
- NR-35
Essa norma visa estabelecer requisitos de segurança e proteção para trabalhos em altura e envolve todas as etapas da obra, desde o planejamento até a execução do projeto. Todos os operários envolvidos em uma operação de pintura predial devem ser treinados anualmente na NR-35.
Essas são as NR’S que devem ser utilizadas como mapa para guiar o trabalho em alturas. A desconsideração dessas normas pode resultar em acidentes graves nas dependências do condomínio, prejudicando tanto a prestadora do serviço quanto à administração local por terem negligenciado os protocolos básicos de segurança durante a contratação.
A Solar Pinturas conta com um quadro de funcionários treinados, preparados e aptos para realizar o serviço de manutenção Predial. Temos mais de 500 projetos concluídos com sucesso, todos executados levando em consideração as normas regulamentadoras de trabalhos em alturas e o compromisso com nossos clientes.
Como a pintura predial pode deixar o edifício mais atrativo?
Edifícios com a manutenção predial em dia chamam mais atenção e são mais convidativos. Quando o conceito visual do patrimônio está em harmonia, fica muito mais fácil captar novos moradores e gerar mais negócios para o condomínio.
A pintura da fachada é uma obra necessária e deve ser realizada segundo a lei de cinco em cinco anos. Porém, se o prédio estiver dando sinais de que precisa de reforma, não é preciso esperar o vencimento do prazo para que a manutenção aconteça.
Manifestações patológicas devem ser contidas antes de os sintomas se agravarem. A fachada bem conservada é importante para passar credibilidade, segurança e uma boa impressão aos visitantes, bem como a futuros compradores.
A primeira impressão é a que fica. Já ouviu esse ditado? Investir no cartão de visitas de um edifício garante uma boa impressão e valoriza ainda mais o patrimônio.
A beleza e preservação do ambiente andam de mãos dadas, já que a reforma de um prédio envolve tanto questões estéticas quanto estruturais.
Os serviços de pintura predial podem ser realizados em qualquer tipo de construção: edifícios residenciais ou comerciais e conferem um aspecto de vitalidade ao empreendimento. A pintura impermeabiliza a edificação e garante uma camada protetora contra a ação do tempo.
Dicas para a contratação de manutenção predial
Para que o serviço de pintura predial seja bem-feito e apresente um resultado satisfatório, é necessário contratar uma empresa profissional, com histórico de competência e profissionais bem treinados, aptos para realizar trabalhos em alturas.
Além de uma equipe competente, os materiais empregados na pintura também devem ser de qualidade, próprios para cada tipo de situação ou superfície. O tratamento da parede antes da aplicação da tinta visa preparar e dar aderência ao trabalho posterior.
Alguns materiais estão sujeitos à degradação se não forem previamente tratados. Por exemplo:
- Paredes com alcalinidade podem descascar ou ficarem manchadas depois da aplicação das tintas;
- Paredes com infiltração de água ou úmidas podem favorecer o surgimento de bolor ou mofo e até o aparecimento de bolhas.
- Paredes com porosidade irregular podem prejudicar a aderência das tintas, além de causar variações de brilho e cor;
- Paredes com presença de sais minerais podem causar descascamento na tinta, graças a formação natural de depósitos cristalinos;
- Paredes com rebocos fracos podem causar má aderência da tinta e descascamento. O tempo de cura do concreto deve ser de pelo menos 30 dias.
- Paredes com cimento amianto devem ser preparadas com um fundo resistente à alcalinidade, para serem seladas corretamente, evitando problemas posteriores com o excesso de alcalina.
- Paredes mofadas devem ser higienizadas e tratadas para a completa destruição das colônias de fungos. Somente após a remoção e tratamento da causa do mofo que a aplicação de tinta deve ser realizada.
- Paredes caiadas devem ser raspadas e precisam receber um fundo preparador de superfícies, para oferecerem boa resistência para a pintura.
- Paredes com pintura desgastada devem ser raspadas, lixadas e higienizadas para receberem a superfície nova.
Esses são apenas alguns cuidados que precisam ser tomados no serviço de pintura predial. Essa manutenção deve ser feita por profissionais qualificados, aptos para realizarem o tratamento das paredes e correção de imperfeições antes da aplicação da tinta. Se o serviço for realizado de maneira eficiente o resultado será satisfatório.
Contrate um serviço de pintura predial
A recuperação e manutenção de fachadas, como foi explanado nesse artigo, vai muito além de uma pintura nova. A valorização patrimonial e preservação do esqueleto da edificação vem muito antes da estética.
Para contratar um serviço de pintura predial, é preciso que um engenheiro ou arquiteto avalie o estado de conservação do prédio. Essa avaliação técnica visa apontar a origem de possíveis imperfeições ou falhas e elaborar um orçamento assertivo, que conste o tratamento prévio da estrutura.
A equipe contratada deve ser treinada segundo as Normas regulamentadoras que apontamos no início desse artigo e precisa comprovar histórico de competência em projetos anteriores.
Quando se trata de prédios novos, a realização da pintura predial é feita com planejamento e organização, embora sem contar com a presença de moradores. Recuperação de fachada geralmente é feita contando com o fator humano, onde a atenção deve ser redobrada.
A recuperação é feita de forma que preserve as características originais e visa proteger a parte estrutural do edifício, sempre respeitando as cores estabelecidas no memorial descritivo do prédio.
O arquiteto ou engenheiro responsável pela obra deve acompanhar o projeto do início ao fim, sempre observando se os critérios estão sendo cumpridos e se os equipamentos de segurança estão sendo utilizados corretamente. Ele também fica responsável pela qualidade da obra, bem como os critérios básicos de análise crítica e acompanhamento de chegada de material.
Além de um profissional enviado pela prestadora, o síndico também deve designar alguém de confiança para agir como fiscal de obra. Essa pessoa também, ficará responsável pela parte prática do serviço, auxiliando principalmente em questões que envolvem a segurança dos condôminos.
Se todos esses procedimentos forem cumpridos, a manutenção predial será eficaz, evitando dores de cabeça futuras e diminuindo os riscos relacionados às patologias que ameaçam a saúde estrutural da edificação.
Fazendo isso, o patrimônio fica bem preservado, a fachada visualmente mais harmônica e o prédio aumentará a valorização consideravelmente, atraindo novos investidores, compradores e locatários.
A Solar Pinturas tem experiencia com manutenção predial e conta com uma equipe atuante em mais de 500 projetos de restauração, higienização e pintura de fachadas. Se você está procurando uma empresa de qualidade, que trabalha com ética profissional e que possui competência para trabalhos em altura, converse com um de nossos atendentes.
Somos uma empresa conceituada e atendemos toda a região de São Paulo, sempre buscando inovar e solucionar problemas com tecnologia e profissionalismo. Oferecemos o melhor em qualidade sem renunciar aos preços justos.
Teremos o imenso prazer de realizar uma visita técnica, bem como elaborar um orçamento visando qualidade, preços baixos e segurança, tanto dos trabalhadores quanto dos condôminos.
Deixe um comentário