Tudo que você precisa saber sobre a pintura da fachada do Prédio
A fachada de um prédio define o contorno estético do patrimônio.
Ela diz muito a respeito dos moradores e principalmente da gestão administrativa do condomínio. Lugares que apresentam pinturas descascadas, pichações, manchas escurecidas e mofo nas paredes indicam descuido e sensação de “abandono”.
O desmazelo repele locatários, compradores e visitantes. Qualquer patrimônio sofre deterioração com o passar do tempo, já que ficam expostos a manifestações comuns: chuva, sol, ventos, poeira e poluição.
Resolvendo problemas
A pintura predial visa reverter o processo de degradação patrimonial e preservar a estrutura do edifício. Compete aos profissionais que realizarão o serviço de recuperação ou pintura da fachada resolver problemas que se encontram nas laterais, parte frontal e fundos do prédio.
Esse trabalho precisa ser realizado por profissionais altamente qualificados, treinados para serviços em grandes alturas e cuidadosos, tanto com a estrutura física quando com o fator humano do condomínio.
Se você está pensando em contratar um serviço de pintura predial, continue lendo o artigo a seguir e saiba tudo sobre a restauração de fachadas.
Assembleia de votação condominial
Restaurar a pintura de um prédio não é mera questão de estética. Existem leis que especificam a duração entre um serviço de pintura e repintura. No Estado de São Paulo, por exemplo, é obrigatório renovar a fachada através da pintura ou lavagem externa a cada cinco anos.
A pauta sobre pintura do condomínio, no entanto, deve ser levada aos moradores, para ser votada em reunião condominial. Para que o trabalho fique harmônico e bonito, é necessário seguir as normas do condomínio sobre as cartela de cores presentes do memorial descritivo do prédio.
No caso de condomínios de casas, alguns administradores exigem que as fachadas de cada residência sigam os mesmos tons e pigmentos descritos no projeto arquitetônico especificado pela gerência e decidido em assembleia extraordinária.
Durante a reunião de definição de pintura ou repintura, o síndico apresenta orçamentos e técnicas do serviço que será realizado. Muitas vezes, a restauração não envolve apenas a pintura em si, mas a resolução de problemas mais graves, tais como:
- Infiltração;
- Remoção de mofo, bolor ou eflorescência;
- Concerto de trincas e fissuras;
- Entre outros.
É preciso que haja ao menos dois terços do total de moradores para que a reunião convocada pelo síndico tenha efeito e a votação seja considerada.
De quanto em quanto tempo é necessário pintar a fachada?
Embora a lei estabeleça um prazo de cinco em cinco anos para a repintura e manutenção das fachadas, talvez seja necessária uma intervenção prévia para sanar problemas estruturais. Infiltração, umidade, bolor, fissuras, trincas, manchas e outras manifestações patológicas podem causar sérios problemas ao patrimônio se não forem tratadas no início.
Em casos de problemas estruturais profundos, é necessário a contratação de um serviço de restauração da fachada, antes da pintura.
Além de manifestações patológicas, problemas como: qualidade de tinta anterior e exposição contínua à luz do sol e chuva também podem desgastar a pintura original, alterando a periodicidade entre um serviço de manutenção e outro.
Fachadas expostas à umidade e que ficam longe da luz do sol se deterioram mais rapidamente. Isso significa que esse tipo de parede precisa de manutenção em um período menor de tempo em relação às outras, pois pode ficar embolorada e exposta a infiltrações devido à umidade.
Cuidados pintura de fachada
Quando o assunto é pintura de fachada, não adianta resolver as coisas da noite para o dia. É necessário tempo para investigar cuidadosamente os cuidados técnicos que serão demandados no projeto.
Entre os principais pontos de atenção, estão:
- Análise técnica da estrutura;
- Limpeza e manutenção;
- Mão de obra qualificada;
- Tratamento e recuperação antes da pintura;
- Produtos de qualidade.
Como o barato quase sempre sai caro, é preciso cuidar para não zelar demais por preços baixíssimos sem dar a devida importância para os cuidados necessários com o patrimônio. A equipe técnica que cuidará do projeto precisa ser discreta, para não invadir a privacidade dos moradores, qualificada, para respeitar as normas e leis que regem a pintura de fachadas e cuidadosa, para preservar insumos e não desperdiçar materiais durante o trabalho.
Além de dar atenção aos materiais e o fator humano durante a pintura da fachada, os pintores precisam se qualificar para trabalho em alturas, já que esse é um assunto sério e exige perícia por parte dos profissionais.
Amadores podem colocar em risco a própria vida e a de outros passantes, se não souberem manusear as cadeirinhas de pintura ou utilizar devidamente os equipamentos de segurança.
É preciso também que haja um fiscal de obras, que averiguará se a equipe está cumprindo à risca normas de segurança e se o cronograma da obra está acompanhando os prazos discutidos em reuniões de fechamento de contrato.
Orçamento de pintura de fachada
Durante a reunião de orçamento com a empresa escolhida, alguns elementos devem ser discutidos e bem especificados na elaboração orçamentária. Entre eles:
- Cronograma da obra
Na pauta de reunião, o cronograma da obra deve ser definido e elaborado conforme definição prévia das condições do edifício. Nele deve constar cada etapa do projeto, bem como as definições técnicas de cada trabalho que será realizado naquele período.
- Recuperação estrutural
Trincas, fissuras, bolores, eflorescência e quaisquer outras patologias do prédio precisam ser tratadas antes da pintura. Essa parte do projeto também deve constar no contrato de serviço e deve estar bem definida durante as etapas iniciais da obra.
- Materiais
Materiais de qualidade devem ser especificados no orçamento. Eles abarcam tudo o que será utilizado na pintura, que inclui: tintas, impermeabilizantes, restauradores, entre outros. É importante que esses elementos estejam documentados em contratos para não haver surpresas no decorrer da obra.
- Equipamento de segurança
É preciso também constar quais são os equipamentos de segurança que serão utilizados durante a restauração e pintura da fachada. Os profissionais que atuarão no projeto utilizarão: cadeirinhas, óculos de segurança, cordas e outros tipos de EPI’s. O condomínio precisa estar a par de quais são os equipamentos de segurança utilizados para cobrar o uso dos pintores, caso descumpram as regras.
No escopo do orçamento também precisa estar especificado valores do serviço, garantia oferecida e condições de pagamento.
Etapas da pintura predial
As etapas da pintura predial vão depender do cronograma de cada empresa. Porém, ao executar o serviço, é comum as empresas seguirem o seguinte roteiro:
- Percussão:
Se o prédio contém pastilhas, é necessário fazer o ensaio de percussão, que consiste em bater o martelo em locais específicos para recolocar pastilhas que estão pestes a se soltar da parede.
- Hidrojateamento:
Para uniformizar e limpar a superfície que será tratada, é preciso utilizar a técnica da hidrojateamento, onde é aplicado um jato de água com pressão que pode variar entre 100 e 1000 kgf/cm². O hidrojateamento proporciona a desobstrução de qualquer sujeira ou elementos que possam impedir a limpeza completa da superfície.
- Tratamento e recuperação de estrutura:
Todas as anomalias encontradas na parte estrutural da fachada devem ser tratadas antes da pintura. Portanto, fissuras, trincas e outras manifestações patológicas que tenham atingido as áreas visíveis do prédio são restauradas antes de recebem a primeira demão de tinta.
- Impermeabilização:
A impermeabilização serve como uma camada protetora do edifício, protegendo a estrutura de infiltrações da água da chuva e impedindo danos graves como umidade, bolor e mofo.
- Pintura:
Depois de todas as etapas de preparação, essa é a hora da pintura em si. É importante não pular etapas e processos, respeitando o tratamento patrimonial, o que valoriza ainda mais o trabalho depois de pronto.
Negociando pintura predial
Como a pintura predial se trata de um projeto grande, com aplicação de tinta em áreas extensas, o orçamento é um pouco mais caro do que pintura de casas individuais. Por isso, é necessário um bom planejamento por parte do síndico ou da gestão de condomínios.
Porém, muitas empresas que atuam na área facilitam o pagamento, parcelando a obra ou realizando pagamentos conforme o cronograma das etapas da pintura.
Outras administradoras de condomínio realizam um acordo prévio com os condôminos para ajuntar o dinheiro e realizar o pagamento à vista, onde é possível realizar boas negociações e descontos ainda maiores.
Porém, a forma comum de realizar o pagamento da pintura predial e a mais recomendada é atrelar o pagamento ao cronograma da obra.
Antes de contratar o serviço, porém, é preciso fazer uma análise criteriosa da empresa que será responsável por um projeto desse porte. Alguns pontos relevantes para serem levados em conta antes da contratação:
- Pesquisar em fóruns e serviços de reclamação online se a empresa recebe muitas críticas de antigos clientes;
- Entender como funciona o quadro de funcionários, que deve estar de acordo com as exigências específicas para esse tipo de trabalho;
- Conhecer pessoalmente outros projetos oferecidos pela prestadora, conversando com síndicos ou administradores condominiais para evitar surpresas desagradáveis;
- Cada serviço precisa de profissionais capacitados em áreas específicas. Portanto, não adianta contratar uma desentupidora para realizar o serviço de pintura predial; verifique se a empresa tem know-how para trabalho em alturas;
- Além das críticas online, é importante saber se o CNPJ da empresa está em ordem com a Justiça do trabalho e se tem dívidas previdenciárias ou trabalhistas;
Após as buscas e averiguações necessárias, formas de pagamento discutidas e contrato assinado, designe alguém do condomínio para acompanhar o projeto.
Esse detalhe é importante para que o condomínio não se sinta lesado e saiba exatamente quais serviços estão sendo executados, se o cronograma está acompanhando o contrato ou se os profissionais estão usando os EPI’s nas instalações do prédio e durante a execução do trabalho.
A equipe da Solar Pinturas oferece um atendimento de qualidade, que respeita os prazos e cronograma estabelecidos em contrato e têm perícia no trabalho em alturas.
Quem deve ficar encarregado de comprar a tinta?
Essa é uma resposta difícil, já que depende muito da administração de cada condomínio. Alguns preferem entregar a numeração das cores à prestadora de serviço e confiar que o projeto será executado conforme memorial descritivo.
Outros preferem comprar a tinta para não correrem o risco de o prédio ser pintado em tons diferentes da paleta original.
Nesse caso é muito importante respeitar a norma da ABNT, a NBR 15079/2011, que exige requisitos mínimos para a pintura predial. Áreas externas devem ser pintadas ou repintadas com dois tipos especiais de tintas: Tinta látex Standard e Tinta látex Premium.
Quando se trata de fachadas e áreas externas de prédios e condomínios, o ideal é utilizar a tinta látex premium, sendo a opção que melhor atende os critérios da norma NBR 15079/2011.
Em relação às garantias do serviço de pintura predial, geralmente as empresas oferecem uma salvaguarda de até 05 anos. Mas essa não é uma regra clara entre as empresas que prestam esse tipo de serviço.
Tudo vai depender das condições do condomínio e da qualidade dos produtos utilizados. O importante é deixar claro em contrato quais são as datas oferecidas nessa garantia.
Qual é a melhor época do ano para fazer a pintura predial?
A melhor época do ano para realizar os serviços de pintura predial é entre abril e novembro, já que esses são períodos de maior estiagem.
Outono e inverno são estações do ano com dias frios e secos. Portanto, são os melhores meses para realizar obras externas sem a interferência da chuva. Com isso, a pintura seca mais rapidamente e o mau tempo não prejudicará o andamento da obra.
Verão e primavera, teoricamente, são épocas do ano em que a ação do sol poderia ajudar na secagem da pintura. Porém, são meses de chuvas rápidas durante partes do dia. Escolher essas datas para realizar a pintura predial pode gerar gastos desnecessários com repintura e perda de insumos.
Épocas festivas ou de férias escolares também não são ideais para empreender projetos desse porte no condomínio, já que geralmente os moradores aproveitam para receber visitas e a circulação nas áreas públicas aumenta.
Sanamos aqui algumas das principais dúvidas em relação à pintura predial. Converse com nossa equipe e entenda melhor como funciona esse serviço. Trabalhamos com qualidade e preços justos. Conheça nossa sede e realize um orçamento conosco.
Deixe um comentário